Páginas

24 de mai. de 2011

Alimentos que tratam a acne


Para quem imagina que cuidar da saúde da pele é preciso muito dinheiro e disponibilidade, engana-se! Os alimentos contêm substâncias e proteínas poderosas que ajudam a combater a acne, espinhas, cravos e previne o envelhecimento precoce.
Existe a "lenda" que a acne só aparece nas crianças, ou na fase da puberdade o que é um erro. Independente da idade, a pele precisa de trato e cuidados diários, como uma boa limpeza pela manhã e à noite, a fim de desobstruir os poros, evitando o surgimento da acne. Se não tratada a acne provoca lesões conhecidas popularmente por espinhas e ocorrem na face (mais comum), pescoço, dorso, tórax e ombros. Apesar de não ser uma séria ameaça à saúde, as cicatrizes permanentes podem desfigurar uma pessoa e serem motivo de ansiedade.
Primeiramente, é necessário conhecer as causas que levam ao aparecimento da acne. Situações que lidamos no dia a dia são fatores preponderantes no desencadear de distúrbios psicológicos, como o complexo de inferioridade, timidez, depressão, angústia, estresse, e os processos físicos: menstruação, alergias alimentares, desequilíbrio hormonal em virtude do aumento da produção de testosterona na adolescência que, por sua vez, estimulam as glândulas sebáceas, entre outros.
os nutrientes encontrados nos alimentos possuem características e benefícios, capazes de diminuir os sintomas e exerce propriedades antiinflamatórias, regulando os níveis dos ácidos graxos pró-inflamatórios secretados pelas glândulas sebáceas. "Uma boa nutrição ajuda a manter a pele saudável, evita o aparecimento de novas lesões e melhora o estado geral do acnéico"

O excesso de gorduras e açúcar deve ser controlado, aumentando a quantidade de frutas e vegetais. Uma dieta rica em fibras e pobre em gorduras é excelente para a saúde do corpo como um todo. Beber bastante água, no mínimo oito copos por dia, ajuda a nutrir não só o organismo como a pele também.
Abaixo, a nutricionista elaborou um roteiro dos alimentos que controlam a acne e alguns que devem ser evitados.

ALIMENTOS = FINALIDADE

1- Chá verde, folhas verdes escuras, melancia e abacaxi = São fundamentais para desintoxicar a pele
2- Doces, gorduras hidrogenadas e sal = Evite-os
3- Verduras, legumes e frutas = Comer à vontade
4- Gema de ovo, cenoura, batata-doce, manga, mamão e goiaba = Diminuem a produção de sebo.
5- Germe de trigo, peito de peru, castanha-do-pará, frango, alho, semente de girassol e abóbora = O zinco contido nesses alimentos regula a oleosidade
6- Vegetais, cereais, integrais e aveia = Possuem vitamina do complexo B e regulam o metabolismo hormonal

Fonte/Fotos: Minha Vida/Google