Páginas

24 de mai. de 2011

Perder peso faz bem ao coração e as pernas

Controlar o peso com uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente são fatores-chaves para se prevenir das doenças do coração e levar uma vida saudável.

Só que para perder peso você tem de se mexer e contar com pernas saudáveis. O problema se instala quando se está tão acima do peso que as pernas doem muito e não se tem a mínima disposição de enfrentar caminhadas.

Muitas pessoas se tornam sedentárias justamente porque as pernas doem e incham assim que elas se põem a caminhar, praticar esportes ou outras atividades físicas.

"Isso afeta não só a saúde do coração, como também intensifica as dores nos membros inferiores, resultando num problema crônico que tende a se agravar com o surgimento de varizes e doenças circulatórias", diz o angiologista Rodrigo Kikuchi.

O especialista afirma que o surgimento de problemas venosos indica que o sangue começa a se acumular nas pernas. Assim, manter a saúde das pernas é fundamental para evitar problemas das veias e correlatos.

O estreitamento das artérias é agravado pelo fumo, estresse, altas taxas de gordura no sangue (colesterol e triglicérides), sedentarismo, hipertensão, diabetes e obesidade. Nesse caso, aumentam as chances de formação de placas de gordura e coágulos que podem resultar em derrame, AVC e infarto.

Controlar o peso e manter as pernas sempre saudáveis e em movimento é a dica do especialista para evitar problemas vasculares. Quem passa longos períodos em pé ou sentado deve movimentar pernas e pés a cada duas horas e ingerir bastante líquido.

Caminhar três vezes por semana, subir e descer escadas ao invés de usar o elevador, ou mesmo nadar e pedalar são ótimos exercícios para ativar a irrigação arterial dos diversos órgãos e do próprio coração.