Páginas

25 de jun. de 2011

Profissão: Esteticista

Eu atuando tratamento facial máscara de  porcelana amiga e cliente Joice Portugal

Ola Amigas,
Vou falar um pouquinho da minha profissão, esteticista, para que vocês possam me conhece mais.
"Estética é, no seu sentido puro, a “a filosofia das belas artes” , a ciência que trata do belo, na natureza e na arte...
Esteta é a pessoa versada em estética, a pessoa que tem da arte uma concepção elevada.
Esteticista é o profissional que cuida da beleza, mais objetivamente da beleza humana."

O esteticista deve possuir, além de habilidades manuais e qualidades psicológicas, uma boa formação em todos os campos que tocam direta ou indiretamente a beleza do corpo humano e seu aspecto externo.
Além de fazer um trabalho profilático e preventivo, atua também atingindo aspectos sociais muito importantes, adequando o indivíduo aos padrões estéticos que pede o momento sócio-cultural.
A ação desse profissional atinge raízes profundas, uma vez que através de suas manobras consegue amenizar deficiências estéticas livrando seus clientes de possíveis problemas psicológicos, deixando-os mais desinibidos e felizes. 
Sendo assim, para a sua melhor formação profissional, o esteticista deve esta apto a exercer suas funções bem como está sempre atualizado tanto em Cosmetologia como também em Técnicas e Manobras profissionais.
Então cursos de reciclagens especializações devem conter no seu currículo.

Mas quais são as funções dessa profissão ainda não regulamentada no Brasil?
Segundo a CBO ( Classificação Brasileira de Ocupação) a Esteticista, inserida dentro do código 5161 (Trabalhadores nos serviços de embelezamento e higiene).mais exatamente 5161-15.

Descrição:
“Tratam da estética e saúde e aplicam produtos químicos para ondular, alisar ou colorir os cabelos; cuidam da beleza das mãos e pés; realizam depilação e tratamento de pele; fazem maquiagens sociais e para caracterizações (maquiagem artística); realizam massagens estéticas utilizando produtos e aparelhagem; selecionam, preparam e cuidam do local e materiais de trabalho. Podem administrar os negócios.”
Condições de Trabalho:
“O trabalho tende a requerer profissionais polivalentes capazes de executar diversas tarefas. Trabalham em horários irregulares e em posições desconfortáveis, durante longos períodos. As atividades, geralmente, são executadas sem supervisão, exceto para os que trabalham em grandes redes de institutos de beleza. Há um grande número de profissionais que, por serem proprietários de salão, acumulam atividades burocráticas."
Formação e Experiência:
“As ocupações dessa família requerem para o seu exercício, no mínimo, o ensino fundamental incompleto, curso de qualificação e até um ano de experiência profissional. Principalmente para as funções de esteticistas, observa-se a tendência de aumento de qualificação e escolaridade, com exigência mínima de ensino médio. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.”
Áreas de Atividades:
* Tratar da estética e saúde de cabelos e pêlos;
* Colorir/descolorir cabelo e pêlos
* Embelezar mãos e pés
* Remover pêlos (por cera e pinça)
* Tratar da pele (higienizar a pele, limpar profundamente, desincrustrar a pele, extrair comedões e pústulas (cravos e espinhas), fazer peeling facial, aplicar máscaras (cremes), fazer lifting biológico, amenizar manchas, nutrir a pele, hidratar a pele, fazer peeling de pés e mãos, fazer banhos aromáticos.);
* Maquiar clientes (maquiagem social)
*Maquiar para caracterização (maquiagem artística - decupar texto, pesquisar referências para a caracterização (época ,artes), elaborar croquis e desenhos, tirar moldes para confecção de próteses, colar postiços, colar próteses, fazer maquiagem corporal);
* Realizar massagens (massagear o rosto, fazer massagem corporal, massagear para tratamento gordura localizada, celulite e estrias, massagear com drenagem linfática, massagear por meio de reflexologia, massagear o couro cabeludo, massagear pés e mãos)
* Realizar procedimentos preparatórios e conclusivos (limpar o ambiente de trabalho, preparar o ambiente, higienizar material, esterilizar material, colocar quimono, avental, toalha, preparar maca, selecionar material, diagnosticar as condições de pele, corpo, cabelo, unha, etc., acompanhar o atendimento do cliente, realizar assepsias, preparar produtos para aplicação, mostrar o resultado)
* Administrar as atividades (agendar clientes, controlar estoque de produtos, negociar preços e salários, coordenar equipe de trabalho, selecionar equipe, preencher a comanda, cadastrar clientes, organizar mala direta, organizar material de trabalho, comprar produtos e materiais, manter equipamentos e instrumentos, receber demonstradores e fornecedores, administrar recursos financeiros, vender produtos e acessórios, alugar acessórios e postiços, testar produtos e equipamentos.)
* Comunicar-se (recepcionar clientes, orientar sobre estética, orientar sobre cuidados especiais, orientar sobre serviços disponíveis, prestar assessoria pessoal ao cliente, indicar produtos específicos, assessorar sobre tendências da moda, preencher fichas técnicas dos clientes (coloração , depilação, etc.), consultar suporte técnico do fornecedor).
Competências Pessoais:
1 Participar de cursos, palestras e treinamentos
2 Participar de concursos e eventos
3 Abordar o cliente de maneira correta (técnica de visagismo)
4 Demonstrar noções de etiqueta social
5 Administrar situações adversas
6 Demonstrar bom senso
7 Demonstrar ética profissional
8 Trabalhar em equipe
9 Aplicar os direitos e deveres profissionais
10 Demonstrar postura profissional
11 Operar aparelhos e quipamentos para tratamento estético
12 Manter-se adequadamente calado (saber calar)
13 Manter o bom humor
14 Ouvir atentamente (saber ouvir)
15 Trabalhar com segurança
16 Cultivar a sensibilidade
17 Aprender técnicas afro para o corte e penteado
18 Estagiar em salões e clínicas
19 Consultar revistas e publicações especializadas
20 Reconhecer a composição dos produtos
21 Adequar características do cliente ao produto
22 Demonstrar senso estético
23 Escolher instrumentos e materiais adequados
24 Inspirar confiança e credibilidade
25 Cuidar da aparência pessoal
26 Demonstrar criatividade
27 Manter-se paciente

Tudo isso e muito mais vocês podem conferir no Site do Ministério do Trabalho e Emprego
CBO é bem claro e especifico.

Espero que vocês tenha gostado de conhecer mais um pouco da minha profissão (em termos técnicos) mas estou aqui aberta a tirar duvidas e esclarecimento!

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego.