Páginas

6 de ago. de 2011

Stress cuidado com o efeito Hulk

Oi Gente,
Esta semana foi super estressante para mim . Correria casa, trabalho, filhos, dar aulas...sem tempo nenhum para o blog  :( #Sorry!
Me vi em situações que de tão estressada e cansada já estava fazendo caras e bocas tão feias quanto a do monstro verde e o que estava gerando? Mais estresse a ponto de uma colega de exposição em feira falar se eu não estava gostando de algo...puro estresse.
Fazer essas caretas podem surgir mais rugas e, ainda por cima, a pele ficar opaca e com espinhas e para voltar a ficar bonita decidi relaxar! Então vou postar umas dicas que andei pesquisando vejam:
Hulk, personagem criado nos anos 60, é um cientista que, em situações de estresse, se transforma num horroroso monstro verde.
Talvez você nem perceba, mas, quando fica 'verde de raiva' por causa das tensões cotidianas, o seu rosto pode ficar muito parecido com o do Hulk. Em momentos de estresse é comum franzir o cenho, tensionar a mandíbula, manter os lábios apertados e até ranger os dentes durante o sono. Além disso, os milhares de movimentos faciais que fazemos para expressar a contrariedade vão vincando mais e mais a face e virando rugas. É fato comprovado que o es-tresse é responsável por alterações no organismo que também acabam comprometendo o visual. Segundo a psicóloga Marilda Lipp, autora do livro 'O Stress e a Beleza da Mulher' (Connection Books), as situações estressantes desencadeiam uma tempestade de alterações hormonais no organismo. Hormônios como cortisol e adrenalina são produzidos em excesso, o que pode causar uma série de alterações na pele. O rosto fica opaco, perde o brilho natural. As olheiras e as bolsas se acentuam, marcando as pálpebras e dando ar envelhecido e cansado ao rosto. O hormônio cortisol ainda provoca um aumento na produção de óleo, desencadeando um quadro de acnes e queda de cabelo.
Socorro! Como para a maioria das pessoas é impossível abolir as situações estressantes, o jeito é procurar administrar seus efeitos. A psicóloga Marilda Lipp sugere reservar pelo menos 15 minutos todos os dias para relaxar e esquecer os problemas. Pode ser ouvindo música ou qualquer outra atividade que dê prazer. Outro santo remédio é praticar algum esporte. Qualquer atividade física provoca o aumento das endorfinas no organismo, responsáveis pela sensação de bem-estar. Além disso, como o estresse rouba vitaminas e baixa a resistência, procure reforçar a dieta com legumes, frutas e verduras.
Veja a seguir como relaxar o rosto e fazer uma massagem para diminuir o inchaço - e assim recuperar o brilho natural da pele.

Como descontrair a face

Esta seqüência simples de exercícios relaxantes  são armas eficazes para apagar do rosto as marcas das tensões do dia-a-dia. Você pode fazer pela manhã ou à noite, depois de aplicar o hidratante, e até no escritório, se precisar. Para recuperar a expressão de serenidade, comece relaxando. Os exercícios vão aliviar a tensão concentrada em alguns pontos, como pescoço, maxilar e região dos olhos.

1. Penda a cabeça para o lado direito sem forçar

2. Deixe a cabeça pender para trás. Relaxe bem o pescoço para não prender o movimento

3. Traga a cabeça lentamente para o lado esquerdo sem forçar

4. Continue até seu rosto ficar virado para frente. Repita 5 vezes. E faça do outro lado

5. Agora relaxe o rosto. Aperte bem os olhos, a boca e o nariz, contraindo toda a musculatura do rosto

6. Abra a boca o máximo que puder, arregale bem os olhos e estique o pescoço. Repita 5 vezes

O estresse tensiona os músculos da face e prejudica o funcionamento do sistema linfático, responsável pela eliminação adequada dos líquidos e proteínas fabricados pelo organismo.
Resultado: há acúmulo dessas substâncias em certas regiões da face, o que provoca aquele inchaço característico de noite maldormida. 

Dicas:

* Sob efeito de tensão constante, os músculos, principalmente os próximos ao pescoço, se retesam, provocando dores e desconforto. Depois de um dia difícil, a dica é relaxar no banho ou fazer uma massagem rápida no local.

* De repente, seu casaco preto fica tomado por floquinhos brancos e os cabelos pingam óleo. Mude o xampu habitual por um específico para o seu tipo de problema.

* A oleosidade em excesso causada pelo estresse enche o rosto de cravos e espinhas. Estratégia: lave com sabonete líquido para pele oleosa, faça esfoliação uma vez por semana e use um secativo no local. Se os sintomas persistirem, consulte um profissional de estetica ou saude.

* Em situações graves de estresse, algumas pessoas envelhecem anos em meses. Quando sentir que o cansaço está acentuando as linhas e ruguinhas, apele para cremes que esticam a pele na hora ou agem nas marcas de expressão.

Então é isso!
Bjs
Autora:
Alessandra Cerqueira Alessandra Cerqueira é esteticista e Massoterapeuta, apaixonada por maquiagem, esmaltes, livros, seriados e filmes. Docente na Escola Profissional de Cabeleireiros e Estética
Fonte/Fotos: Abril